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SUA EMPRESA ACABOU DE RECEBER UM PROCESSO TRABALHISTA?

Sua empresa acabou de receber um processo trabalhista?

Apesar de desagradável, é uma situação muito comum em pequenas e médias empresas.

Mais de 88,5% das empresas que sofrem um processo trabalhista costumam PERDER no processo, sendo um grande risco para qualquer empresário.

Mas, e se eu te disser que há formas de evitar que sua empresa seja 100% prejudicada por uma ação trabalhista?

Isso mesmo. É possível reduzir os impactos financeiros desse processo dentro do seu negócio.

 

Para isso, você deve seguir alguns passos para evitar maiores prejuízos dentro do seu empreendimento. Vou te citar alguns:

1) Verifique qual foi o dia em que recebeu a ação

O primeiro passo que você deve tomar ao receber uma ação, é verificar qual o dia em que a citação chegou até a sua empresa.

Se você ainda não sabe, a citação é o documento utilizado pela Justiça do Trabalho para comunicar a empresa sobre a existência de um processo trabalhista.

Na citação, você vai encontrar:

a) Nome do ex-funcionário que entrou com a ação contra sua empresa;

b) Número do processo;

c) Data para sua empresa apresentar a defesa;

d) Informação com o dia e hora para a primeira audiência.

 

Agora que você já sabe a data que recebeu a citação, vamos ao segundo passo.

2) Reúna todos os documentos sobre o autor da ação

Como falamos anteriormente, você vai encontrar na citação o nome do autor da ação.

Você precisa reunir todos os documentos que existem na empresa sobre este ex-funcionário.

 

A documentação que você conseguir reunir pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

 

Já ouviu falar de “quem paga mal, paga duas vezes”?

Isso acaba sendo uma realidade para a maior parte dos empresários que não armazenam adequadamente os documentos de seus funcionários.

Em um processo, as provas são um meio importante para que a sua empresa não seja condenada por eventuais valores já pagos durante a relação de trabalho.

As provas podem rebater as alegações do autor e desmentir certas afirmações.

Os documentos do seu ex-funcionário podem ser a chave para livrar seu negócio de grandes prejuízos.

 

Além disso, a prova testemunhal pode ajudar na busca pela verdade.

Você pode e deve reunir empregados que trabalharam com o autor da ação, para que você possa confirmar a rotina desse ex-funcionário e deixar a sua defesa ainda mais sólida.

3) Procure ajuda de um advogado trabalhista

Este terceiro e último passo é muito importante, pois você não quer deixar o seu processo nas mãos de qualquer um, não é mesmo?

Para que você tenha chances de se defender e ter êxito, recomendo procurar ajuda de um advogado trabalhista de confiança.

O advogado irá analisar seu processo e, também, os documentos do seu ex-funcionário.

Com a ajuda de um profissional qualificado, é possível verificar quais as chances da sua empresa ganhar e, possivelmente, reduzir os custos com esta ação.

Isso só é viável porque, muitas vezes, os pedidos que esses ex-funcionários realizam são infundados ou não possuem provas do que é alegado.

Se você não concorda com o valor da ação, você pode e deve se defender de todas as alegações que o autor da ação realizou contra a sua empresa.

Não deixe sua empresa correr este risco! Reduza os impactos financeiros do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida?

Artigo elaborado pelo escritório de advocacia Alberto Brandão – Advogados especialistas em atender empresas em todo Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Contato: (48) 99154-4386.

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